Todo mundo tem alguma comida favorita, não é mesmo? Afinal, a alimentação é fundamental para todos os seres humanos. Mas o que muitos não sabem é que a culinária dos povos originários influenciou até mesmo a culinária brasileira. Diga-se de passagem, mas uma paçoquinha e uma tapioca são alimentos deliciosos!
01 – Paçoca
O próprio nome “paçoca” vem do tupi, língua na qual o verbo “apasok” significa pilar, socar. E se a gente vai ao dicionário Priberam de Língua Portuguesa, veremos a seguinte descrição sobre a paçoca: “doce de amendoim pilado com farinha e açúcar”, exatamente! É desse “pilar” (socar, esmagar) que o verbo “apasok” pode também se referir. Ainda mais, o amendoim sempre esteve presente na culinária tupi, sendo cultivada muito antes da chegada dos europeus.
02 – Peixe moqueado
O que é moquear? Na língua tupi, temos o verbo “moka’e” que é exatamente o ato de assar carne em um moquém (espécie de grelha artesanal). Antigamente, os indígenas faziam o moquém com paus fincados no chão. Nele, a carne dos inimigos, de caça, pesca etc eram também defumadas e preparadas da melhor maneira possível para o consumo da aldeia.
Hoje em dia, essa técnica ainda é utilizada nas aldeias indígenas do litoral e até mesmo por não indígenas do Interior e Sertão, que aprenderam tal hábito com os nativos. Ainda mais, é interessante frisar que outros povos indígenas (inclusive os que não são da família tupi) também tem o costume de moquear o peixe.
Comer peixe moqueado virou costume em regiões do Brasil, sobretudo no Norte e Nordeste. A imagem abaixo (Divulgação) ilustra bem como comemos o peixe moqueado hoje em dia.
Peixe no moquém (Atarde.com.br), divulgação.
03 – Tapioca
O nome tapioca vem do tupi tapi’oka ou typy’oka. Trata-se de uma comida parecida com um pão, qual se faz com mandioca e que é uma delícia. No Nordeste é bem comum fazer tapioca com polpa de coco. Porém, hoje em dia a tapioca “ganhou” novos ingredientes, sendo possível encontrá-la com recheios de queijo, chocolate, carne, frango, presunto.. em restaurantes e lanchonetes. E você? Sobre a tapioca, prefere ser mais tradicionalista e comê-la sem esses recheios ou prefere ser mais moderno, aderindo a esses novos recheios?
Tapioca de queijo e presunto, foto: Divulgação.
Agora você pode nos contar, qual desses é o seu lanche favorito?
Referências:
EDUARDO. Tupi Antigo: A Língua Indígena Clássica do Brasil. Disponível em: <http://kiansheik.io/nhe-enga/?query=apasok>. Acesso em: 12 dez. 2024.
PRIBERAM INFORMÁTICA, S.A. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/pa%C3%A7oca>. Acesso em: 12 dez. 2024.
EDUARDO. Tupi Antigo: A Língua Indígena Clássica do Brasil. Disponível em: <http://kiansheik.io/nhe-enga/?query=moka%27%E1%BA%BD>. Acesso em: 12 dez. 2024.
DA REDAÇÃO. Peixe no moquém traz o sabor da cultura dos povos originários. Disponível em: <https://atarde.com.br/colunistas/historiasesabores/peixe-no-moquem-traz-o-sabor-da-cultura-dos-povos-originarios-1225905>. Acesso em: 12 dez. 2024.
EDUARDO. Tupi Antigo: A Língua Indígena Clássica do Brasil. Disponível em: <http://kiansheik.io/nhe-enga/?query=tapi%27oka>. Acesso em: 12 dez. 2024.
BC NOTÍCIAS. Tapioca de Presunto e Queijo: Substitua o Pão por esta Delícia. Disponível em: <https://www.bcnoticias.com.br/tapioca-de-presunto-e-queijo-substitua-o-pao-por-esta-delicia/>. Acesso em: 12 dez. 2024.