Astronomia “por amor”

Astronomia não é apenas decorar nomes dos planetas. Na verdade, é algo muito próximo de nós, embora pareça tão distante.

Perceba que até o clima e tempo são influenciados pela astronomia. Muitos padrões da natureza podem indicar chuva. Além do céu nublado, que é um forte indicador de chuva, os animais também são muito sensíveis à atmosfera da terra e se tornam excelentes mensageiros de chuva: As aves voam baixo, as formigas saem da sua casa. Algumas constelações também denunciam as chuvas.

Estudar astronomia é compreender a razão pela qual um ano aqui na terra tem 365 dias ou o motivo pelo qual um dia tem 24 horas, ou ainda se maravilhar percebendo que na cultura indígena Tupi, os anos de idade de uma pessoa sãos contados pelos cajus, já que a safra do caju só acontece uma vez ao ano. Incrível, não?

Os astros nos colocam em nosso lugar, literalmente, já que ao perceber o quanto somos pequenos nesse universo, deixamos de ser mais egoístas e nos tornamos mais humildes. Afinal, o que sou eu comparado ao tamanho do sol?

Essa astronomia que é a mais antiga ciência, a qual serviu muitíssimo para a agricultura, pescaria ou caça de tantos povos, e que nos diz que somos poeira de estrelas, é fascinante.

Hoje em dia, com tantos documentários sobre astronomia gratuitos aqui na internet, ou ainda com a disponibilidade da cultura pop: Star Wars, Star Trek, Os Cavaleiros dos Zodiácos, está cada vez mais fácil de amar a astronomia.

Com apenas um celular, posso baixar o Stellarium, e apontar para o céu! E assim tenho um GPS astronônimo. Posso pesquisar mapas astronômicos e já saber o que terá na noite de hoje. Isso é astronomia!

Eu gosto de criar um diário de observações, anoto tudo que observei em alguma noite estrelada que me interessou. Eu gosto de ler livros sobre astronomia. Gosto de documentários e conversar sobre o Big Bang. Talvez muitos não compreendam esse gosto, mas fazer o quê? Por isso criei esse site. Pelo menos falo sozinho. Viva a astronomia. Viva os estudos.

Compartilhar

Posts Relacionados